sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O FUNCIONALISMO DE DURKHEIM NA EDUCAÇÃO

É possível observar nas sociedades ao longo dos tempos a existência de uma contradição entre interesses pessoais e sociais, devido à dificuldade, ou mesmo, a impossibilidade que certos indivíduos têm em aceitar e viverem de acordo com a moral estabelecida.
Durkeihm observa então a importância de uma educação que possibilite aos indivíduos perceber que para a realização de ações que beneficiem cada indivíduo em particular acontecem a partir de ações de interesse de toda a sociedade, logo o desenvolvimento pleno de uma sociedade é dependente de uma educação voltada para a sociabilidade, pela adaptação do ser humano às regras morais.
Entre outros aspectos relativos à educação Durkheim ressalta a educação una, a qual deve reproduzir no indivíduo valores próprios da sociedade que integra. Analisa ainda a educação múltipla em que reúne diversificados conhecimentos e as diferenças encontradas na sociedade se devem as diferenciações existentes de acordo com cada classe social.
Em se tratando da relação entre educação e Estado, Durkheim observa que cabe ao Estado responsabilidade de estabelecer e reformular as normas da moral social e observando seu cumprimento pelos indivíduos que integram a sociedade, em consideração aos interesses coletivos. A escola é o mecanismo pelo qual o Estado tem a possibilidade de exercer o controle do pensamento e das ações praticadas pelos indivíduos.
De acordo com a concepção de Durkheim ainda no que tange à educação, esta deve trabalhar no sentido repassar aos indivíduos preceitos morais, apresentando novas versões atualizadas sobre os conceitos, o que não significa de modo algum uma revolução sobre os valores que regem a sociedade.
Por: Vivian

MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: Introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. São Paulo: Edições Loyola, 1992. 


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