quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Comentários Sobre Alguns Elementos Básicos da Sociologia

A sociologia possui alguns elementos básicos (CHARON, Joel M. Sociologia, São Paulo: Saraiva, 1999. )  
·         Os seres humanos já nascem dependentes de outras pessoas, aprendem a sobreviver e se socializar. Nos socializamos no mundo e sociedade que somos incluídos aprendendo seus costumes e culturas. Ou seja, socialização devido a natureza, os seres humanos passam a vida em meio à outros, submetendo-se à regras que dominam a vida social.
·         Pode-se dizer que a interação – ação social mútua socializa-nos influenciando nossas ações e ideias ao longo do tempo, influenciando também o desenvolvimento de padrões sociais, são esses padrões  que formam a base da organização social.
·         Os seres humanos ao nascer encontram um mundo organizado, com leis, grupos, organizações formais, comunidades e sociedades. Se encontram no centro de muitas organizações sem ter participado da criação delas.
·         A estrutura social é um padrão social importante em toda organização social. Esses padrões criam no ser humano uma identidade e perspectiva, que distribui poder, privilégio e prestigio.
·         A cultura é um padrão social, sendo que as pessoas compartilham interagindo com sua ideias, valores, objetivos e normas. As organizações sociais nos ensinam a influenciar nas ações.
·         Instituições são as que herdamos dos nossos ancestrais. As sociedades em geral possuem instituições políticas, econômicas, militares, familiares, educacionais, de assistência médica e recreativa. As instituições são necessárias para a continuidade da sociedade, sendo que elas controlam a vida individual.
·         A ordem é obtida pelo controle humano. O controle é obtido através da estrutura social, da cultura, das instituições, da socialização, dos sentimentos de lealdade, e dos controles sociais. O ser humano é parte do mundo que exige ordem e controle. Sem ordem e organização o ser humano e a sociedade não existem.
·         As pessoas atuam umas as outras para conseguir ou alcançar que desejam a sociedade ou as relações sociais são um jogo de poder.
·         Os seres humanos desenvolvem símbolos na interação com os outros. Os símbolos são elementos que mudam nossa relação com o meio e com os outros. Em vez de reagirmos a estímulos, nos tornamos seres ativos, pensantes, que se autogovernam e resolvem problemas. Essas qualidades que desenvolvemos apenas por meio dessa interação, é também essencial para o que somos.
·          A organização social sempre está em processo de mudança. A mudança faz parte da organização tanto quanto a permanência e a estabilidade. Não há somente uma razão para a organização mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário